Idiarn inicia vacinação contra a febre aftosa no RN

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) inicia nesta quarta-feira (1º), a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no estado. Neste primeiro momento, durante todo o mês de maio, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho, além da vacinação, os criadores devem fazer também a declaração dos seus animais.

O produtor, cadastrado junto ao Idiarn, deverá adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e, após isso, vacinar seus animais e declarar o rebanho em um dos escritórios, no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN) ou nas Secretarias Municipais de Agricultura. Este ano a dosagem da vacina contra a Febre Aftosa será diminuída de 05 ml para 02 ml, a expectativa é que ocorram menos reações nos animais vacinados.

O RN tem hoje um rebanho bovino em torno de 900 mil animais, em novembro de 2018, o estado imunizou mais de 94,52% do rebanho, dando sequência aos bons índices de vacinação que vendo sendo obtidos com o trabalho do Instituto. Além disso, esses números permitem que o estado mantenha o status livre de febre aftosa com vacinação e continue com as ações para a retirada da obrigatoriedade da vacina no RN.

Bell Service